Ser feliz na empresa onde trabalhamos é o objetivo de muitos de nós. Será que conseguimos descobrir as organizações mais felizes?
Sendo este um tema cada vez mais voga, Georg Dutschke e Guilhermina Vaz Monteiro, criam o estudo “Happiness Works” em 2011 em parceria com a Lukkap Portugal, Universidade Atlântica, Revista Exame, ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, APG – Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas, Happy Brands e Sociedade Rebelo de Sousa Advogados.
Mas como conseguem calcular a felicidade organizacional?
Este é mensurado através do índice de felicidade dos colaboradores com a organização e o índice de felicidade dos colaboradores com a sua função. Segundo o estudo, no ano de 2022, apesar de todas as dificuldades sentidas nas empresas, foi observado um ligeiro aumento do nível de felicidade organizacional em todos os setores de atividade, exceto as indústrias criativas, o turismo, a restauração e o lazer. Isto deve-se à forma como as empresas abordaram o problema e garantiram, dentro do possível, o bem-estar e sustentabilidade dos seus colaboradores.
Para além disso, uma das conclusões mais relevantes deste estudo é a relação existente entre a felicidade organizacional e rentabilidade, indicando que quem é mais feliz no trabalho é muito mais rentável.

Estas são as empresas que fazem parte da Comunidade Talent Portugal presentes no Ranking Happiness Works:
- • AMT Consulting
- • PHC Software
- • Team.It
- • YTECH
- • Milestone
Curioso para conhecer estas e outras empresas? Descobre mais em baixo.