Como funcionam e como encontrar os melhores estágios curriculares

Alguns cursos do Ensino Superior contemplam no seu plano de estudo a realização de um ou mais estágios curriculares, uma experiência que permite, em grande parte das vezes, o primeiro contacto com o mercado de trabalho na área de formação. Uma excelente oportunidade que promove o desenvolvimento de competências e que permite a aplicação de conhecimentos.

Como funcionam?

Existem diferentes formas de funcionamento que variam consoante a instituição e o curso em que o estudante está integrado.

No que diz respeito à duração, é estabelecido um número mínimo de horas ou meses pelo plano de curso, necessário cumprir para a conclusão do ciclo de estudo.

Na sua maioria, os estágios curriculares não são remunerados. Ainda assim, existem entidades acolhedoras que optam por o fazer ou por cobrir gastos de transporte e/ou alimentação.

Como procurar um estágio curricular?

A procura de um estágio curricular pode ser um desafio mas existem alguns instrumentos que podem facilitar o processo.

Aqui ficam algumas dicas:

  • Pede apoio na tua instituição: Grande parte das instituições têm protocolos com potenciais entidades acolhedoras de estágios curriculares, pelo que será sempre uma boa fonte de contactos.
  • Pesquisa em sites de emprego: Apesar da partilha de vagas nos sites de emprego ser na sua maioria focada em vagas com diferentes perfis, por vezes são partilhadas oportunidades para estágios curriculares.
  • Utiliza o LinkedIn: Uma plataforma que permite o contacto rápido e direto com os responsáveis pelos Recursos Humanos das empresas.
  • Plataforma Talent Portugal: A Talent Portugal disponibiliza uma plataforma onde podes encontrar mais de 100 empresas que aceitam estágios curriculares – descobre quais aqui. Tens ainda a possibilidade de filtrar as entidades por área geográfica e atividade. Na página de cada empresa terás acesso ao contacto e área de carreiras, onde podes concluir a tua candidatura.

Partilhar

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos ________