O artigo que se segue é da autoria da BNP Paribas incluído na revista do Diretório de Empresas 2020/21.
À partida, um banco é apenas um banco.
Mas, por vezes, a realidade supera todas as expectativas. A oportunidade de carreira pode estar onde menos se espera. E se um banco for também uma consultora, uma fintech ou um pólo de ciência de dados?
Tudo depende da perspetiva – e do banco em questão, claro.

O BNP Paribas é um destes casos raros.
Presente em Portugal desde 1985, o grupo de origem francesa é hoje o maior recrutador de perfis qualificados do país, e conta já com mais de 6.000 pessoas nos seus quadros, divididas entre Lisboa e Porto.
Mas não é pelo volume de colaboradores que a empresa se distingue; apesar de ser, como diz a Diretora de Recrutamento, Carla Costa, um “bom primeiro indício da diversidade de oportunidades” que qualquer estudante poderá encontrar na procura do seu primeiro emprego.
Diferenciamo-nos pela capacidade de acomodar perfis que não estão habitualmente associados ao nosso sector.
Carla Costa – Diretora de Recrutamento
Na prática, isto significa que o BNP Paribas recruta e quer continuar a recrutar muito para além dos perfis tradicionais da banca, em Portugal – e as dezenas de vagas abertas, que podem ser consultadas no website da empresa ou no LinkedIn, são prova disto mesmo.

Precisamos tanto de financeiros, auditores e contabilistas como de matemáticos, engenheiros ou informáticos. O mesmo se aplica a profissionais de outras áreas, tais como a Comunicação, o Direito ou os Recursos Humanos.
O BNP Paribas em Portugal
Há 35 anos, ninguém diria que Portugal poderia ser determinante para o crescimento do BNP Paribas em todo o mundo. Mas hoje em dia é difícil refutar esta ideia.
É aqui, aliás, que reside o segredo das necessidades de recrutamento do banco no país.
A diversidade de funções é apenas a ponta do icebergue.
O talento e a qualidade técnica das equipas portuguesas têm atraído cada vez mais projetos para Portugal, numa lógica de cooperação global.

Quanto maiores são as provas dadas, maior a confiança depositada nestas equipas, que contribuem todos os dias para o crescimento da empresa – algumas em áreas de enorme especialização, tais como Inteligência Artificial ou Machine Learning.
E não se pense por um minuto que um lugar na linha da frente da transformação de uma indústria está reservado apenas aos mais experientes.
A aposta na formação está garantida, desde as posições mais juniores, aos cargos de gestão. Os argumentos são mais que muitos. Só não tenta quem não quer.
Como nos diz o próprio banco: [It’s] Your Choice!
Ficaste interessad@ em saber mais?
Descobre em baixo alguns dos benefícios e como te podes candidatar ao BNP Paribas!